bota montaria,

Bota montaria

10:05 Ingrid Sauer 0 Comments


Essa matéria está publicada no site Dicas de mulher, confere abaixo!

Bota montaria: como usar esse clássico entre as botas

Entra ano, sai ano, e as botas de montaria continuam sendo um dos modelos preferidos das mulheres; aprenda como usá-la com diversas dicas e truques


A bota montaria já virou um clássico no guarda-roupa feminino. Entra ano e sai ano ela continua em alta e sendo um dos modelos de bota preferidos das mulheres. Com algumas variações em suas modelagens, a bota montaria tem cano longo, normalmente sem salto e, na maioria das vezes, traz uma fivela decorativa.
Segundo a consultora de estilo e imagem pessoal, Ingrid Burliga Sauer, já no século 18 algumas mulheres de classe alta vestiam bota para andar a cavalo, era então o início dos modelos montaria. “A bota montaria surgiu para os praticantes de hipismo, mas logo virou mania entre as mulheres pelo conforto e sofisticação”, detalha.

Como usar bota montaria

“As botas de montaria são obrigatórias no guarda-roupa de qualquer mulher que adora conforto e moda”, explica Ingrid. Para a consultora, a bota pode ser usada em muitas situações, desde as mais descontraídas, até ocasiões mais requintadas.
Com a ajuda e as dicas da consultora, cinco looks foram montados para que você não fique na dúvida na hora de combinar sua bota com algumas peças-chaves do seu armário.

1. Bota montaria e calça jeans

A combinação bota montaria mais calça jeans skinny é, para Ingrid, a mais comum. “Opte por uma calça de tonalidade escura, para ajudar a alongar a silhueta”, aconselha. Se você quiser um look mais formal, use com camisa e blazer, conforme a sugestão abaixo.

2. Bota montaria e legging

Outra combinação bastante comum é usar a bota montaria com legging. Para a consultora, uma ótima forma de deixar o look bem atual é usando com um blusão de tricô. Vale a mesma regra da calça jeans: usar a legging e a bota da mesma cor.

3. Bota montaria e shorts

A dupla é bastante versátil porque pode ser usada em dias mais quentes ou mais frios, basta tirar ou acrescentar uma meia-calça. Para o look ficar moderno e descontraído, escolha shorts coloridos e combine com regata e camisa jeans.

4. Bota montaria e saia

Outra opção para usar a bota montaria é com saia. A dica dada pela consultora é escolher saias curtas. “Quanto mais longo for o cano da bota, mais curto deve ser o comprimento da saia ou vestido”, portanto, tome cuidado com as proporções. Camisetas e camisas formam boas combinações com a saia. T-shirts divertidas ajudam a atualizar o look e deixá-lo mais jovial. A bolsa não precisa ser necessariamente da mesma cor da bota.

5. Bota montaria e vestido

Seguindo a mesma regra acima, a bota montaria cria um look bastante romântico quando combinada com um vestido delicado. Estampas floridas e cores mais alegres ajudam a não pesar no visual. Coletes são ótimos complementos e ajudam a disfarçar algumas gordurinhas.

Dúvidas frequentes

Usar bota montaria pode não ser uma tarefa tão simples. Combiná-la com outras peças e ao mesmo tempo valorizar a silhueta pode ser uma missão quase impossível. Para facilitar, a consultora de imagem enumerou algumas dicas essenciais para não errar na hora de usar uma bota montaria:
  • Usar com: use a bota montaria com vestidos, casacos, trench coat, calça skinny, legging, shorts, saias curtas e tricôs. Todas essas peças fazem ótimas combinações com a bota montaria.
  • Não usar com: calça flare e pantalonas não são peças ideais para combinar com bota montaria. De forma alguma deve-se usar a bota por fora de uma dessas calças, já que a modelagem não é ideal.
  • Quem pode usar: todas as mulheres podem usar a bota montaria, no entanto, é importante tomar alguns cuidados para que, quando usada, a bota não achate a silhueta. “Só precisa ter o cuidado para combinar a cor da calça com a da bota”, orienta Ingrid.
  • Mulheres baixinhas ou plus size: a dica é evitar ter contraste entre a cor da bota e a peça usada na perna. “Essa é a melhor forma de alongar as pernas e não achatar a silhueta”, aconselha a consultora. Também se deve observar o tamanho do cano que não deve ultrapassar a altura do joelho. Caso queira usar uma bota de cor diferente, o restante da roupa deve ser da mesma cor. “Assim você alonga o corpo de maneira geral e mantém a elegância do visual. A melhor dica é apostar em um ‘jogo’ monocromático para alongar”, acrescenta Ingrid.
  • Combinar cor da bota com a bolsa ou cinto: hoje a moda permite que se brinque com as cores e não há mais a necessidade de sair com tudo combinando. Ingrid explica que ao combinar cores, usando tom sobre tom ou variando as texturas dos acessórios, pode até criar um efeito de silhueta alongada.
  • Bota montaria no verão: para a consultora, por a bota montaria ser de cano longo, deixa o look muito quente, o que não é apropriado para o verão. Por isso, prefira usar a bota nas estações outono/inverno. “Mas tudo é uma questão de estilo e de personalidade, talvez usar ela no verão num evento como um show tudo bem!”
  • Bota montaria em eventos sociais: dependendo do evento ela pode ser usada sim, como em um casório no campo combinada com um belo vestido ou trench coat. No trabalho também se pode usar a bota, desde que em uma combinação acertada com vestido ou saia. “A bota montaria é mais descontraída por ser baixa e ter o bico arredondado, mas isso não impede de usar ela em vários eventos, tudo vai depender do seu estilo”, salienta a consultora.
  • Pernas grossas: “se a bota de cano alto ficar apertada na panturrilha, melhor não usar”, pontua Ingrid.
         Por Daniela Brisola

Ingrid Sauer

0 comentários: