Manchas!

06:02 Ingrid Sauer 0 Comments


Como tirar manchas das roupas! 




Graxa, café, chiclete, óleo ou gordura, tinta de caneta. Manchas! Esfrega aqui, esfrega ali. Mesmo assim está difícil de sair? Não se desespere, alguns truques podem salvar aquela peça de roupa que você adora. Muitas manchas são fáceis de limpar, basta fazer a coisa certa.
Como tirar mancha de:

Chiclete

 É muito simples retirar o chiclete que ficou grudado nas roupas das crianças: do lado avesso do tecido, esfregue uma pedra de gelo sobre o chiclete, até que ele fique bem duro. O segundo passo é tirar o excesso com a parte não cortante de uma faca e, finalmente, lavar normalmente.

Coca-Cola

Manchas de coca-cola ocorrem com freqüência e são simples de serem removidas de roupas quando ainda não estão secas: basta lavar imediatamente com água fria. Não lave com água quente ou morna, pois isso pode acentuar ainda mais a mancha, ao invés de removê-la.

Chocolate

 Lave o local com água quente e sabão. Se a mancha resistir será preciso utilizar água oxigenada no tecido. A mistura da gordura do leite com o corante do cacau, presente no chocolate, é a responsável por manchar as roupas

Doces e caldas

Para tirar manchas ocasionadas por doces e caldas, deixe a roupa de molho em água morna com sabão neutro, depois enxaguá-la normalmente. Se a mancha não sair, adicione algumas gotas de amônia à água e deixe de molho por mais meia hora.

Frutas vermelhas

 Lave o local com água e sabão e depois deixe de molho em uma mistura de água sanitária e espuma de sabão. Caso a mancha persista, lave com álcool e vinagre.


Ferro de passar
O ferro muito quente deixa uma mancha amarelada e feia no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.

Ferrugem
Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue alguma gota de limão deixe secar sob o sol e depois lave


Graxa

 Molhe o tecido com água e passe um solvente, como acetona. Deixe-o agir sobre a mancha e depois lave com sabonete branco e bastante água.

Gordura

 Se a mancha ainda estiver fresca, passe sabonete branco sobre ela e retire com água fria. Detergente incolor também pode resolver. Basta aplicá-lo e esfregar o tecido.

Hipoglós das roupas

Caso a roupa entre em contato com a pomada você deve ensaboá-la com o sabão de coco e esfregar em seguida, deixando-a de molho por uma hora sob o sol. Depois você deve enxaguá-la, se necessário repita o processo por mais duas vezes.

Lama

 Em tecido escuro você pode esperar que a mancha seque e limpá-la com uma escova áspera. Se o tecido for claro, lave com água fria e depois com água misturada a vinagre.

Molho de tomate

 Imediatamente molhe na água e depois aplique maizena, deixando no local até secar. Retire o amido posteriormente com auxílio de uma escova.

Tinta de caneta

 Para retirar a tinta da caneta da roupa basta você misturar uma pequena quantia de leite com vinagre, em seguida deixe a roupa de molho na água com sabão e posteriormente apliquei o leite com vinagre sobre a mancha esfregando, repita o processo outras vezes.

Ovo
Lave com água fria, não use água quente que vai fixar mais a mancha. Antes de lavar use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha
Sangue

Aplique água oxigenada (volume 10) e deixe agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente com sabão em pó e alvejante sem cloro.

Suor 

Para clarear manchas amareladas é recomendado deixar a peça de molho, por duas horas, em uma mistura contendo: duas tampinhas de álcool, sabão em pó e água!(). Em seguida esfregue bem. Se o tecido for branco você também pode passar sabão em pedra e deixar ao sol por algumas horas. Por último enxágüe.

Facilitador geral – o sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada

Ingrid Sauer

0 comentários: